Qual a importância da gestão por processos nas organizações?
A gestão por processos é fundamental para uma gestão e controle eficaz da forma como as empresas executam suas atividades diárias.
1. Gestão por processos x Gestão de processos
Primeiramente, vamos abordar o motivo pelo qual escrevi no título deste artigo “gestão por processos” e não “gestão de processos”. É simples, a “gestão de processos” aborda o gerenciamento dos processos de forma individualizada ou departamentalizada, ao passo que a “gestão por processos” compreende a gestão e visão global dos processos de uma organização e seus impactos em cada área em que esses permeiam.
As organizações que realizam a gestão de processos geralmente adotam o modelo funcional de gestão e possuem processos estruturados dentro dos departamentos e os executam de forma individualizada e, dessa forma, os colaboradores ficam restritos às suas respectivas funções, não tendo uma visão sistêmica do trabalho que realizam e dos seus impactos em outras áreas. Logo, a gestão desses processos de forma individualizada não é suficiente para agregar valor aos clientes.
Em contrapartida, as empresas que fazem Gestão por processos de negócios priorizam a entrega de valor aos seus clientes. Sendo assim, para que uma gestão por processos seja bem-sucedida, é necessário que:
- seja realizado um mapeamento e desenho dos processos em uma perspectiva ponta a ponta, isto é, englobando todas as áreas em que o processo permeia;
- as áreas se enxerguem como parceiras, e não como concorrentes;
- o desempenho do processo seja medido e rastreado continuamente e por todos os envolvidos;
- os colaboradores sejam envolvidos no mapeamento e desenho dos processos, como também sejam reconhecidos pelas suas contribuições para o sucesso do processo.
2. A visão dos processos ponta a ponta
O gerenciamento dos processos ponta a ponta permite que a empresa tenha uma visão sistêmica do seu negócio. Nesse tipo de gestão as barreiras interfuncionais deixam de existir e há a cooperação entre os departamentos com o objetivo de entregar valor ao cliente, ou seja, o antigo modelo funcional ou vertical é deixado de lado e o fluxo do trabalho passa a ser executado e enxergado de forma horizontal.
2.1 Foco no cliente x foco do cliente
A demanda para os produtos ou serviços de uma organização é gerada pelo cliente, portanto os processos devem ter o foco “do” cliente e não apenas o foco “no” cliente. Isso significa que os processos devem ser desenhados, desenvolvidos e executados a partir da visão do cliente, com o objetivo de entregar valor e não somente visar a redução dos custos e o aumento da produtividade, ou seja, o objetivo dos processos é entregar de forma satisfatória ao cliente o que ele valoriza ao menor esforço organizacional possível.
3. As vantagens da Gestão por Processos
As vantagens da Gestão por processos são inúmeras. Entretanto, listei 7 benefícios que a definição, modelagem e gestão por processos traz às organizações:
- Redução de falhas e desperdícios;
- Maior padronização e segurança;
- Maior visibilidade e controle;
- Maior visibilidade na entrega de valor ao cliente;
- Redução de custos e aumento na lucratividade;
- Maior assertividade na identificação de oportunidades de melhorias;
- Comunicação mais ágil e assertiva.
—————————————————————————————-
“Onde não há padrão, não pode haver melhoria.”
(Taiichi Ohno)